Páginas

Lançado o "Manual de Circuitos de Cicloturismo"

O Cicloturismo é uma atividade em crescimento em todo o mundo, atraindo cada vez mais praticantes e despertando o interesse de governos e de empreendedores. Estima-se que só na Alemanha 21 milhões de pessoas pratiquem o cicloturismo, movendo em torno de 5 bilhões de Euros por ano.

O Cicloturismo é uma modalidade de turismo na qual seu praticante usa a bicicleta não apenas como meio de transporte, mas como uma companheira de viagem. O cicloturista aproveita a paisagem e interage com as pessoas de uma forma que somente a bicicleta pode proporcionar, além de praticar exercício e contribuir para a sustentabilidade ambiental.

Uma das formas mais estimulantes de se praticar o cicloturismo é através de Circuitos de Cicloturismo, roteiros oficialmente instalados, que oferecem suporte de informações e serviços, com extensão variável a ser cumprido em mais de um dia. Atualmente, todos os Circuitos brasileiros estão em Santa Catarina (ver lista abaixo).

Tendo em vista que poucas cidades possuem atrativos para o turismo convencional, mas que quase todas possuem atrativos para o cicloturismo, um conjunto de organizações (ver abaixo) elaborou um Manual dirigido aos municípios brasileiros, especialmente aos seus órgãos incumbidos do turismo, contendo dados e elementos de incentivo à criação de Circuitos de Cicloturismo. O objetivo é que os municípios, através de consórcios, instalem Circuitos de Cicloturismo para atrair os usuários dessa modalidade, contribuindo com a economia e com a imagem do município.

O Manual, disponível em versão impressa e eletrônica, também traz instruções básicas para todo o processo, desde a concepção até a divulgação e a gestão do Circuito, o qual demanda baixo investimento financeiro público e privado, mas com bons retornos em médio prazo.

A criação de variados Circuitos de Cicloturismo no Brasil oferece uma maior diversidade de destinos aos praticantes, encoraja novos adeptos e valoriza a bicicleta como veículo de transporte nos municípios envolvidos, provocando um benéfico efeito em cadeia para toda a sociedade.

O Manual de Circuitos de Cicloturismo pode ser baixado diretamente em http://ciclo.tur.br/arquivos/Manual-Circuitos-Cicloturismo.pdf .

O Manual é resultado de uma iniciativa conjunta das seguintes organizações:

Atualmente, são os seguintes os Circuitos de Cicloturismo brasileiros:

Os interessados em indicar cidades, regiões, Associações ou Consórcios de Municípios para receberem cópia impressa do Manual devem escrever para viaciclo@viaciclo.org.br .

Notícias relacionadas e dados adicionais:

GT Comunicação da rede Bici-SC
bici-sc.blogspot.com


5 comentários:

  1. parabens...

    parece que estamos mais perto dos costumes europeus...viajar de bicicleta!

    Meus parabens pela bela iniciativa!

    Saudações

    erich brack/zé do pedal

    ResponderExcluir
  2. Meu ideal é fazer um cicloturismo pela costa oeste da América do Sul!

    ResponderExcluir
  3. Só uma correção: UDESC = Universidade do Estado de Santa Catarina.
    UFSC = Universidade Federal de Santa Catarina.

    ResponderExcluir
  4. Olá! O link para baixar o manual está inválido. Entretanto, consegui encontrar o manual neste link: http://cicloturismo.org.br/wordpress/wp-content/uploads/2011/04/Manual-Circuitos-Cicloturismo.pdf

    CicloAbraços,
    Audálio Jr

    ResponderExcluir